Highslide for Wordpress Plugin

Paróquia
Nossa Senhora da Assunção

“Uma comunidade marcada pela graça, privilegiada pelo amor de Deus”

A Paróquia

Igreja - fachadaNossa história

Por um decreto assinado em 21 de março de 1981 pelo Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela,  então arcebispo de São Salvador, foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, para atender os moradores dos bairros da Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores, integrantes de uma região da capital baiana que  experimentou  grande expansão nos anos 80 e 90.

O primeiro Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Assunção foi o Pe Dileno José dos Santos. Ele ficou à frente da paróquia durante nove meses, até dezembro de 1981, e foi sucedido pelo Pe. Flávio Jerônimo do Nascimento, que permaneceu até 1987. Foi, então sucedido pelo Pe. Francisco Moniz, que permaneceu até 1992, quando chegou o novo pároco, Pe Pedro Sposato,  ficando à frente da paróquia por  quase vinte anos, todos de muita dedicação e trabalho sempre com o apoio da comunidade paroquiana. Atualmente, o pároco é o Monsenhor Ademar Dantas, que assumiu em 05 de fevereiro de 2012, após a saída do Pe. Pedro.

Paroquianos mais antigos relatam que as primeiras celebrações eram realizadas nos condomínios, em espaços cedidos pelos moradores. Depois, com a doação pela Prefeitura de Salvador, em 1983, do terreno onde está edificada a igreja, foi construída uma pequena capela, onde se realizavam as missas. As celebrações mais festivas aconteciam em torno de um  pequeno  altar que foi construído ao ar livre.

As obras de construção  da Igreja Nossa Senhora da Assunção tiveram início em 1992, com a preparação do terreno e a elaboração do projeto arquitetônico. No ano seguinte, foi montada a estrutura em pré-moldado e colocada a cobertura. Então, começaram a ser celebradas as primeiras  missas no novo templo, “no chão batido, sem paredes e tendo como altar uma mesa comum”, conforme registra o informativo Escola de Leigos que circulava entre os paroquianos.

Os paroquianos envolvidos nos trabalhos para conclusão das obras foram incansáveis e o templo, finalmente ficou pronto. A beleza de suas linhas arquitetônicas fica ainda mais completa com a força de uma comunidade presente, participativa, acolhedora, viva e vitoriosa.

Em 28 de julho de 2001, Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo Pontífice SS o Papa João Paulo II, Arcebispo desta Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, o Cardeal D. Geraldo Majella Agnelo e Pároco, o Pe Pedro Sposato, esta casa da igreja foi dedicada a Deus em honra da Bem-Aventurada Virgem Maria Nossa Senhora da Assunção.

ParóquiaAs atividades pastorais foram crescendo com a realização das catequeses para a Primeira Eucaristia,  Batizados, Crismas, com a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, das equipes de Liturgia, do Dízimo. A preparação para o casamento, com o Curso de Noivos, o Encontro de Casais com Cristo, o Encontro de Jovens, a assistência social e à saúde. Criaram-se os movimentos marianos, a renovação carismática católica, o Apostolado da Oração.

Assim, a paróquia segue na sua caminhada crescendo, recebendo a cada dia novos paroquianos, mantendo a unidade de seus fiéis com perseverança e dedicação, no gesto concreto de servir ao próximo, de  acolher os irmãos com cuidado e atenção.

No calendário de eventos da Paróquia Nossa Senhora da Assunção destacam-se a Festa da Padroeira, realizada no mês de agosto, a Festa da Amizade que acontece no mês de outubro e a Festa de São João, no mês de junho. São momentos marcantes de encontro desta comunidade marcada pela graça e privilegiada pelo amor de Deus.

Imprimir

Horários das Missas VEJA +

Domingo: 8h e 18h
Terça à Sexta: 7h e 18h
Sábado: 7h e 19h
2ª feira: Celebração da Palavra às 18h
5ª feira: Adoração ao Santíssimo Sacramento das 7h30 às 11h30
Missa das crianças: primeiro sábado de cada mês às 8h30.

Liturgia Diária

Evangelho: Mateus 12,46-50

Santo: São Gelásio I

Enquete
Quais trechos da Bíblia você consulta mais?
Ver o resultado